No dia 13/11/2014, os Membros da Diretoria junto a Secretaria da ACISLU, participaram de uma Palestra, administrada pela Instrutora: Angelita Helena Hanauer, Assessoria de Captação de Recursos - Fundação Parque Tecnológico Itaipu - FPTI.
Essa Palestra teve como objetivo Fontes de captação de recursos, exigências legais e o próprio processo de captação que foi realizada uma das ações do planejamento estratégico da Caciopar da atual gestão e é proporcionar informações às Associações Comerciais filiadas à Coordenadoria sobre alternativas de captação de recursos financeiros para que as Associações tenham possibilidade de concretizar suas ações.
Angelita informou que as Aces podem ter acessos a recursos reembolsáveis, não reembolsáveis, subvenções, programas de bolsas, transferências voluntárias e até de fundos de investimentos. Para tanto, a associação precisa contar com processos de captação de recursos, definir projetos (prioridades), elaborar o pré-projeto e estar integrado às políticas do banco de projetos, execução e acompanhamento e elaboração de subdivisão de propostas.Os recursos podem ser captados, pelas Aces, junto a instituições de fomentos, Finep, Fundação Araucária, BNDES, BRDE, Capes, FBB e CNPq, entre outros. Para tanto, a entidade precisa contar com documentação atualizada, informações institucionais rigorosamente em dia, além de competências e contrapartidas.
Fonte: